Após chuvas, número de cidades em atenção sobe para 8 na região de Campinas, diz Defesa Civi
Meteorologia
Após chuvas, número de cidades em atenção sobe para 8 na região de Campinas, diz Defesa Civi
Maior volume de água foi registrado em Águas de Lindóia, onde temporal provocou alagamentos. Previsão para esta terça-feira (9) é de tempo instável, diz Cepagri.

O número de cidades da região em estado de atenção por causa das chuvas aumentou de três para oito na tarde desta segunda-feira (8), de acordo com a Defesa Civil. A classificação atualizada às 17h inclui municípios que registraram volume de água próximo aos 80 milímetros nas últimas 72 horas, o que faz com que áreas com risco de deslizamento de terra sejam monitoradas pelo órgão.

Entre as cidades incluídas na lista estão Campinas (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Pinhalzinho (SP), Serra Negra (SP) e Socorro (SP). Já Águas de Lindóia (SP), Amparo (SP) e Lindóia (SP) permanecem na lista desde domingo, quando houve um temporal na região. Veja índices abaixo:

• Águas de Lindóia - 165 mm
• Amparo - 102 mm
• Campinas - 82 mm
• Espírito Santo do Pinhal - 79 mm
• Lindóia - 113,8 mm
• Pinhalzinho - 77mm
• Serra Negra - 65,5 mm
• Socorro - 102,9 mm

Preocupação

Em Águas de Lindóia, cidade que registrou o maior volume de água acumulada nos últimos três dias e que teve pontos de alagamento, o clima é de preocupação entre os moradores. Há 15 anos a Praça Adhemar de Barros, na área central, não transbordava, segundo apurou a EPTV.

"Estamos em estado de atenção. Os voluntários percorreram alguns pontos comigo, um engenheiro também está dando assessoria, e a gente está fazendo monitoramento dos pontos mais graves", falou o coordenador da Defesa Civil na cidade, Eduardo Malheiro.

No bairro Bela Vista houve um deslizamento de terra, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o órgão, entre os bairros afetados estão o Parque das Fontes, Cavalinho Branco, Jardim Paraíso, Bela Vista e Pimentéis. Não houve registro de ocorrências nas outras cidades em estado de atenção.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o tempo na região de Campinas continua instável e com céu nublado nesta terça-feira (9), incluindo chuvas eventuais.

A previsão é de que somente na quarta-feira o tempo permaneça aberto por períodos maiores, mas há possibilidade de pancadas de chuva e temporais durante a tarde.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar