Campinas tem janeiro mais chuvoso dos últimos seis anos, diz Cepagri
Tempo
Campinas tem janeiro mais chuvoso dos últimos seis anos, diz Cepagri
Foram 360 mm de água em 2017; média histórica é de 289 mm. Em 2011 foram registrados 380,5 mm no período, segundo centro

Campinas (SP) teve o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos seis anos. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, foram 360 mm de água até a tarde desta terça-feira (31), número 24,5% acima da média histórica esperada para o período, que é de 289 mm.

O volume de chuva surpreendeu até os meteorologistas, que esperavam que janeiro fosse mais seco este ano. Segundo o professor Hilton Silveira, do Cepagri, nos últimos 15 dias, a situação no município mudou por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

"Temos uma descida de ar úmido da Amazônia e isso faz o que chama Zona de Convergência do Atlântico Sul. Então, toda essa umidade que vem da Amazônia significa mais chuva", afirma.

10 dias

Nesta segunda-feira (30), a forte chuva que atingiu Campinas alagou ruas e derrubou árvores. Segundo o Cepagri, às 16h50, os ventos chegaram a 85,6 km/h.

A Defesa Civil informou que foram 64 mm de água, quantia esperada para 10 dias. Com isso, o córrego da avenida Orosimbo Maia transbordou e moradores registraram pontos de alagamento no Jardim Guanabara. Na rua Jorge de Miranda, no Botafogo, carros boiaram.

A avenida Princesa D'Oeste também virou um rio. Na avenida Lix da Cunha, um carro tentou atravessar o alagamento e parou no meio do caminho. O muro da escola Culto à Ciência desmoronou.

A Prefeitura confirmou pontos de alagamento na avenida Amoreiras, na região do Kartódromo, Curtume e Delfino Cintro, além da Orosimbo Maia. Segundo a Defesa Civil, foram quatro quedas de árvores, duas delas sobre carros. Não houve vítimas.

Rios

Na madrugada da quarta-feira (18), em Campinas, o Rio Atibaia transbordou no distrito de Sousas. Em pouco tempo de chuva, a cheia alagou a região da Rua Maneco Rosa, perto da subprefeitura.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interditou a rua durante a madrugada, e o acesso ao local foi desviado. De acordo com a subprefeitura, 42 famílias vivem no beco do Mokarzel, um dos locais mais afetados pela cheia do Atibaia, responsável pelo abastecimento de água de 95% da cidade.

No Jardim Piracambaia, casas e estradas também ficaram debaixo d'água. No entanto, segundo a Defesa Civil, na quarta à tarde, o nível do rio tinha baixado e não havia mais pontos de alagamento.

Chuvas históricas

Segundo dados do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em 1929, o município registrou o índice histórico de 649,5 mm de chuva, ou seja, quase três vezes mais do que a média esperada para o mês.

Em 1899 e 1922 também choveu quase o dobro da média. No entanto, os estragos nesse período não eram tão intensos quanto agora, já que a cidade era bem menos urbanizada e impermeabilizada.

"Antes, demorava muito mais para essa água chegar no rio porque tinha que infiltrar o solo, um caminho longo para percorrer. Agora não, choveu a enxurrada já vai direto lá para o rio. Isso acaba trazendo danos", conclui o pesquisador do IAC Orivaldo Brunini.

Fonte: G1 CAMPINAS E REGIÃO

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar