Campinas tem novembro mais chuvoso em 18 anos, afirma Cepagri da Unicamp; veja índices
Previsão do Tempo
Campinas tem novembro mais chuvoso em 18 anos, afirma Cepagri da Unicamp; veja índices
Região deve voltar a registrar chuvas no fim de semana, segundo pesquisadora.

Campinas (SP) já registra o novembro mais chuvoso em 18 anos, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri). A pesquisadora Ana Ávila explica que o total de precipitação acumulada chegou a 285,2 mm até a terça-feira (27) e o volume é o segundo maior da série iniciada em 1989. A quantidade é inferior somente aos 328 mm registrados em 2000.

"É um número expressivo para a série. Este valor [quantidade de chuva acumulada] deve aumentar até a virada de mês, mas não deve ter uma chuva generalizada e com grande volume", avalia a meteorologista. O índice registrado até o momento já supera a média histórica, de 157,4 mm e a medição é feita pela instituição no distrito de Barão Geraldo, onde há campus da universidade.

Histórico
Entre 7h de sexta-feira e 7h de sábado (24), o Cepagri registrou 75,2 mm de chuva na área, o terceiro maior volume para novembro na série histórica. Antes disso, os maiores índices ocorreram nos dias 27 e 29 do mesmo mês em 2006, quando foram respectivamente de 78,2 mm e 101,9 mm.

"Uma frente fria intensa que chegou do Sul acompanhada de áreas de instabilidade, teve umidade vindo da região amazônica, calor, foi essa junção de fatores", destacou Ana Ávila ao ponderar que o total ficou acima do contabilizado no domingo naquela área, o que pode ter sido diferente em outras partes da cidade, por conta das características da chuva nesta época. No domingo, a cidade teve nove pontos de alagamento e uma queda de árvore. Não houve feridos ou desabrigados.

Nesta quarta-feira, segundo o Cepagri, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado com possíveis pancadas de chuvas no período da tarde. A temperatura varia entre 18º C e 29º C.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar