Período de 91 dias sem chuva derruba nível de reservatórios da região; São Pedro prevê racionamento se estiagem continuar
Previsão do Tempo
Diretor do Saaesp de São Pedro afirma que se não chover em até 20 dias, órgão pensará em racionar o consumo de água.

escassez de chuvas na região de Piracicaba (SP) causou a redução do volume de água nos reservatórios que abastecem as cidades. Segundo os dados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), não é registrado chuva maior que 10 milímetros há 91 dias. As duas últimas ocorreram em 1º e 3 de abril.

O Ribeirão Pinheiros, um dos mananciais que abastecem São Pedro (SP), está com nível baixo e, por isso, consegue encher apenas um reservatório que eleva a água para a bomba de captação. Apesar da cidade retirar água de outros ribeirões e do subsolo, a capacidade está chegando no limite.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), Thiago Silva, o órgão vai precisar pensar em iniciar racionamento se não houver chuva em 20 dias. "Então, se nós não tivermos uma chuva boa nos próximos 15 a 20 dias nós já teremos que começar pensar no racionamento".

Iracemápolis
Em Iracemápolis, a Represa Iracema, uma das duas que abascetem a população, está com o volume 70% abaixo do normal. Segundo o diretor da Estação de Tratamento de Água (ETA), o nível preocupa e é preciso que a população utilize a água com consciência.

A principal represa que abastece a população, a Represa Municipal, está com a capacidade normalizada, segundo o diretor da ETA, Nivaldo Conti. O uso da água da Boa Vista ocorrerá se a situação ficar ainda mais crítica.

"No momento a gente não está falando em racionamento, está falando em conscientização, pessoal parar de usar a água em desperdício para tentar segurar o máximo possível a palavra racionamento. Porém, continuando desta forma, a gente vai ter que aplicar o racionamento sim", afirma Conti.

Incidência de chuva menor na região
Segundo a meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Ana Ávila, a região de Piracicaba, por estar localizada mais ao centro do continente que Campinas, por exemplo, tem menor incidência de chuva.

"O padrão tem sido: a frente fria passa com atividade pela faixa litorânea com pouca nebulosidade pelo continente, então Piracicaba, que é um pouquinho mais para dentro do continente, não tem a formação de nuvens de chuva", explica.

Ela afirma que as chuvas registradas nos primeiros seis meses do ano ficaram abaixo da média histórica. "Vale ressaltar que é realmente um período de pouca chuva, só que nesse período agora também nós estamos com padrão de chuva abaixo do esperado, então praticamente durante todo o primeiro semestre do ano nós tivemos chuva abaixo da média".

Fonte: Jornal da EPTV 2ª Edição