Nuvem rolo chama atenção de moradores da região de Campinas
Fenômenos
Nuvem rolo chama atenção de moradores da região de Campinas
Fenômeno formado pelo encontro de massas de ar quente e fria, foi registrado em Artur Nogueira (SP), Paulínia (SP) e Nova Odessa (SP) na manhã desta quarta-feira (16).

Moradores da região de Campinas (SP) foram surpeendidos na manhã desta quarta-feira (16) com um fenômeno natural um tanto quanto incomum. A "nuvem rolo", de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) da Unicamp, é formada pelo encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. As duas têm diferenças grandes de vento, temperatura e umidade, o que colabora para a geração da nuvem.

As imagens foram registradas em Paulínia (SP), Artur Nogueira (SP) e Nova Odessa (SP), pelo fato de ser alongada e ficar a, apenas, 100 ou 300 metros de distância do chão. Apesar da extensão, o Cepagri, afirma que a "nuvem rolo" não indica, nescessariamente, que a região receberá chuva.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar