Com 268mm a menos, chuvas de janeiro a abril atingem 62% do esperado em Campinas, diz Cepagri
Previsão do Tempo
Com 268mm a menos, chuvas de janeiro a abril atingem 62% do esperado em Campinas, diz Cepagri
Em abril volume de precipitação foi de 44,7mm, mas 58,6 mm eram esperados. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

O primeiro quadrimestre teve 62% do volume de chuva esperado para o período em Campinas (SP), de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Foram 268mm a menos.

Em abril as chuvas significativas se concentraram em apenas três dias - 1º, 3 e 25 - e o cenário acende o alerta para uma estiagem mais seca e precoce este ano.

Segundo a meteorologista do Cepagri Ana Àvila, no total, o volume esperado para janeiro, fevereiro, março e abril era de 717,1mm, e o registrado foi de 448,7mm.

No último mês, os pontos de captação registraram 44,7mm, sendo que eram esperados 58,6 mm, o equivalente a 75%. Veja no gráfico e na tabela, abaixo, o comparativo entre os meses. "Todos os meses do ano tiveram chuva abaixo da média. As chuvas estão muito irregulares, a gente teve um volume inexpressivo na virada do mês. Na semana passada algumas cidades receberam uma chuva pontual, 1,7mm em Campinas, muito isolado e de baixo volume. [...] As estações estão mais secas", explica Ana.
A radiação ultravioleta também tem ficado em estado de alerta e atenção nos últimos dias, segundo o registro da Defesa Civil.

Economia de água e cuidados na hidratação do corpo são essenciais, segundo Ana. Não há expectativa de chuva importante para os próximos dias."Pelo baixo volume de chuva, atenção aos rios. Chuvas foram muito irregulares, não foi uma chuva boa para abastecimento de água e mananciais. Precisa de um volume contínuo para abastecer os mananciais", diz.
Previsão do tempo


De acordo com o Cepagri, os próximos dias serão de sol com aumento de nuvens à tarde e baixa chance de chuva. As temperaturas caem, com máximas previstas de 29ºC à tarde e mínimas em torno de 16ºC nas madrugadas. Os ventos serão fracos.
Reflexo nos rios


Diante dessa situação, os rios que passam pela região de Campinas estão com vazão e níveis mais baixos, segundo a Sala de Situação das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Nesta quarta-feira, o Rio Atibaia, que abastece 95% de Campinas, estava com vazão 52% abaixo do esperado nesta manhã e nível 28% abaixo, segundo dados do posto de medição do manancial.

Operação Estiagem


A Defesa Civil de Campinas iniciou nesta terça-feira (1) a Operação Estiagem, que se estende até 30 de setembro. O trabalho envolve ações multidisciplinares de secretarias que fazem parte do Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres.

Segundo a Prefeitura, o objetivo da operação é aumentar a resiliência das comunidades para evitar ocorrências graves durante o período.

O trabalho vai consistir na fiscalização e monitoramento de áreas, prioritariamente Sousas, Joaquim Egídio, Mata Santa Genebra e Mata Santa Eliza, próximo do Taquaral, por conta de área verde.

Fonte: Jornal da EPTV

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar