Chuva provoca estragos em Morungaba e total de cidades em atenção aumenta para 10 na região, diz Defesa Civil
Meteorologia
Chuva provoca estragos em Morungaba e total de cidades em atenção aumenta para 10 na região, diz Defesa Civil
Município registrou 160,5 milímetros de água nas últimas 72h e temporal causou danos em pontes e alagamentos. Cepagri indica tempo instável na região até quarta-feira.

O número de cidades da região em atenção por causa das chuvas subiu de seis para dez, no fim da manhã desta segunda-feira (1), segundo a Defesa Civil. Entre os municípios que entraram nesta classificação está Morungaba (SP), onde o temporal no fim da tarde de domingo danificou duas pontes e houve alagamentos que cancelaram a festa de réveillon na Praça dos Italianos. Além disso, na lista atualizada pelo órgão às 11h15 foram incluídas Americana, Jaguariúna e Pinhalzinho.

Segundo o coordenador regional do órgão, Sidnei Furtado, Morungaba acumulou 160,5 milímetros de água nas últimas 72 horas, o segundo maior índice na região. Entre os pontos que ficaram embaixo d'água estão as avenidas Araújo Campos, Centro, e José Miguel, no Brumado.

Além disso, a ponte no bairro Buenópolis caiu e a estrutura de uma ponte na Vila Mariana ficou danificada, o que fez com que ela fosse interditada para a circulação de veículos e pedestres. Os moradores podem usar outra via para ir ao hospital e escolas do Vila Nova, informou a Defesa Civil.

Cerca de 40 imóveis em três áreas - Centro, São Benedita e Vila Mariana - duas fábricas e uma pousada ficaram alagados, mas não houve feridos ou desabrigados até esta publicação. Equipes já iniciaram os trabalhos de limpeza e a Defesa Civil monitora áreas com risco de deslizamentos.

A Prefeitura informou que não tem prazo para arrumar as duas pontes, uma vez que tentará recursos juntos ao estado e governo federal para fazer os reparos das estruturas.

Em Jaguariúna, a quantidade de chuva acumulada chega a 90,4 mm, e Campinas está na lista pelo terceiro dia com total de 176,8 mm. Em Americana, o volume corresponde a 83 mm, enquanto que em Pinhalzinho foi contabilizado índice de 81 mm. As outras cidades em atenção, de acordo com relatório do órgão, são Amparo, Hortolândia, Pedreira, Serra Negra e Sumaré.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), até quarta-feira (3) o tempo na região continua nublado e com pancadas de chuva, incluindo possibilidade de temporais.

A temperatura deve variar entre 19º C e 30º C nesta segunda-feira.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar