Chuva dá trégua, mas Defesa Civil mantém seis cidades da região em atenção
Meteorologia
Chuva dá trégua, mas Defesa Civil mantém seis cidades da região em atenção
Tempo na área de Campinas continua instável até quarta-feira (3), segundo Cepagri. Na véspera de réveillon, temporal provocou estragos em Morungaba e fez com que festa em praça fosse cancelada

A chuva diminuiu entre o feriado do Ano Novo e a manhã desta terça-feira (2), mas seis cidades da região continuam em estado de atenção, de acordo com a Defesa Civil. Entre as cidades que registraram volume superior a 80 milímetros de águas nas últimas 72 horas estão Americana, Amparo, Campinas, Espírito Santo do Pinhal - que foi incluída na lista -, Morungaba e Pedreira.

O coordenador regional do órgão, Sidnei Furtado, afirmou que não registradas ocorrências novas ocorrências no período, mas as ações de monitoramento em áreas com risco de deslizamento estão mantidas. A metrópole segue nesta classificação pelo quarto dia consecutivo. Veja índices:

Americana - 85,2 mm
Amparo - 90 mm
Campinas - 118,8 mm
Espírito Santo do Pinhal - 105 mm
Morungaba - 127,5 mm
Pedreira - 80,1 mm

Entre os municípios que deixaram a classificação e passaram a ser observadas pela Defesa Civil estão Hortolândia, Jaguariúna, Pinhalzinho, Serra Negra e Sumaré.

Danos

Na véspera de réveillon, o temporal provocou estragos em Morungaba. A ponte no bairro Buenópolis caiu e a estrutura de uma ponte na Vila Mariana ficou danificada, o que fez com que ela fosse interditada para a circulação de veículos e pedestres. Os moradores podem usar outra via para ir ao hospital e escolas na região do Vila Nova, informou a Defesa Civil. Além disso, a festa que seria realizada na Praça dos Italianos precisou ser cancelada após a área ficar embaixo d'água.

Foram afetados por alagamentos cerca de 40 imóveis em três áreas - Centro, São Benedita e Vila Mariana - duas fábricas e uma pousada. Não houve feridos ou desabrigados até esta publicação.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), até quarta-feira (3) o tempo na região continua nublado e com pancadas de chuva, incluindo possibilidade de temporais.

Fonte: G1 Campinas e Região