Espaçonave fotografa a Terra e a Lua a 5 milhões de km de distância
Espaço
Espaçonave fotografa a Terra e a Lua a 5 milhões de km de distância
Imagem foi capturada pela sonda OSIRIS-REx, que viaja em direção a um asteroide

CABO CANAVERAL, Flórida — A sonda espacial OSIRIS-REx está viajando em direção ao asteroide Bennu para coletar rochas que possam conter matéria orgânica, com chegada prevista para agosto deste ano. Mas durante o percurso sua câmera está ativa, registrando a viagem. Uma das imagens, divulgada esta semana pela Nasa, mostra a Terra e a Lua, a 5 milhões de quilômetros de distância.

“No mais alto nível filosófico, a missão pretende revelar de onde nós viemos, já que os asteroides são restos da formação do nosso Sistema Solar”, disse a agência espacial americana, em comunicado. “Mas enquanto a astronave pode nos dizer nossas origens e para onde vamos, também nos lembra de onde estamos agora”.

A fotografia foi tirada no dia 2 de outubro do ano passado, enquando a OSIRIS-REx dava sua última volta em torno da Terra para pegar impulso em direção a Bennu. Na ocasião, a Lua estava a cerca de 384 mil quilômetros de distância da Terra. Já a OSIRIS-REx estava a uma distância 13 vezes maior.

A imagem divulgada pela Nasa é, na verdade, a composição de três fotografias diferentes, tiradas em diferentes comprimentos de luz. Elas foram reunidas e corrigidas, com a Lua sendo clareada para se tornar mais visível. E uma ilusão de ótica faz a Lua parecer mais próxima do que realmente é, pois a espaçonave estava mais perto da Terra que da Lua no momento da foto, tornando o satélite aparentemente menor, mas mais próximo do planeta.

Fonte: O Globo

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar