Em noite de Superlua, Campinas tem madrugada mais fria deste verão com mínima de 17,4ºC
Meteorologia
Em noite de Superlua, Campinas tem madrugada mais fria deste verão com mínima de 17,4ºC
A sensação térmica, segundo o Cepagri, foi de 13,1ºC. Temperatura foi registrada às 3h.

A madrugada desta quinta-feira (1º) em Campinas (SP), que registrou o fenômeno da Superlua, foi a mais fria de 2018. A temperatura mínima registrada foi de 17,4ºC, às 3h, e com sensação térmica de 13,1ºC. As informações são do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.

O dia mais frio deste verão havia sido no dia 5 de janeiro com 17,6ºC. E esta temperatura do primeiro dia de fevereiro é cerca de 2ºC mais baixa da média esperada para fevereiro, que é de 19,9ºC.

De acordo com a pesquisadora do Cepagri Priscila Coltri, a razão para a temperatura mínima abaixo da média esperada é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se trata de um fenômeno meteorológico típico do verão.

Outro fator que ajudou na queda da temperatura foi o fato da noite passada ter poucas nuvens no céu, o que provoca as mínimas mais baixas pela manhã. E a noite de quarta-feira (31) registrou ainda ventos acima dos 50 km/h. Por volta das 20h10, os ventos no Cepagri, que fica no Distrito de Barão Geraldo, eram de 50.7km/h.

Ainda segundo a pesquisadora Priscila Coltri, a Zona de Convergência do Atlântico Sul deixará o tempo mais estável na região de Campinas até segunda-feira (5). São poucas as chances de chuva nos próximos dias.

Chuva em janeiro

De acordo com o Cepagri da Unicamp, o registro de chuvas em Campinas no mês de janeiro foi de 234,17 milímetros, mas o esperado era 280,3 milímetros.

Para a pesquisadora do Cepagri, é possível dizer que o volume de chuvas no primeiro mês de 2018 foi normal. “Geralmente fica um pouco acima ou abaixo da normalidade”, finaliza.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar