Nuvem tsunami encobre céu de Piracicaba e surpreende moradores
Fenômenos
Nuvem tsunami encobre céu de Piracicaba e surpreende moradores
Registros do céu na manhã desta sexta foram publicados nas redes sociais; pesquisador explica que fenômeno resulta da massa de ar frio.

Uma nuvem em formato de "tsunami" encobriu o céu da região central de Piracicaba (SP) na manhã desta sexta-feira (7) e surpreendeu os moradores. Alguns compartilharam nas redes sociais imagens do céu dividido. Veja fotos.

A nuvem começou a aparecer por volta de 8h30, avançou pelo céu e cobriu o sol por volta de 9h. O servidor municipal Adilson Franco Cardoso registrou o momento em que nuvem fica sobre o prédio da Prefeitura.

De acordo com o pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hilton Silveira Pinto, o frio transforma a umidade do ar em nuvens e provoca esse tipo de formação .

"Normalmente acontece em áreas mais abertas", explicou o pesquisador. Dessa vez, no entanto, ocorreu na cidade devido à massa de ar frio que cobre o estado, afirmou.

A jornalista Mariana Valadares, de 34 anos, disse que teve uma surpresa. "Abri a janela, como todos os dias pela manhã, e me deparei com essa curiosa surpresa no céu", disse.

Ela registrou o momento da janela da casa dela, no Centro da cidade, e postou em uma rede social.

Fonte: G1 Piracicaba e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar