Liderado por David Lapola, do Cepagri, estudo sobre degradação da Amazônia é capa da Science
Science
Liderado por David Lapola, do Cepagri, estudo sobre degradação da Amazônia é capa da Science
Estudo sobre degradação da Amazônia é capa da Science

Mais de um terço da floresta amazônica sofre com degradação causada por humanos, segundo estudo inédito publicado nesta sexta-feira (27) na revista Science, com destaque na capa da edição.


O estudo foi liderado pelo pesquisador David Lapola, do Cepagri/COCEN, e assinado por 35 autores de instituições nacionais e internacionais.



"Amazônia Perdida", diz capa da Science, destacando o estudo liderado por David Lapola, do Cepagri/COCEN/Unicamp.



O artigo demonstra que cerca de 38% do que resta da área de floresta sobre com algum tipo de degradação, conceito que envolve quatro fatores principais: fogo na floresta, efeito de borda (mudanças que acontecem em áreas de floresta ao lado das áreas desmatadas), extração seletiva (como desmatamento ilegal) e secas extremas.


As conclusões do estudo resultam de uma revisão analítica de dados científicos baseados em imagens de satélite e dados do chão já publicados anteriormente, sobre mudanças na região amazônica entre 2001 e 2018.


Smart Forests


Além dos efeitos sobre o clima e a biodiversidade, os cientistas avaliam que a degradação da Amazônia tem impactos socioeconômicos significativos que devem ser investigados de forma mais aprofundada. "A degradação favoreve poucos, mas leva fardos a muitos", afirma Lapola.


O conceito de degradação envolve o desmatamento, mas é mais amplo, de modo que, segundo os autores, os quatro fatores de degradação tendem a continuar sendo as principais fontes de emissão de carbono na atmosfera em uma projeção até 2050, independentemente do crescimento ou cessão do desmatamento.


"Ações e políticas públicas e privadas para coibir desmatamento não necessariamente vão resolver degradação também", avalia Lapola. "É preciso apostar em estratégias invoadoras", completa.


Os autores do artigo propõem a criação de um sistema de monitoramento para a degradação, além da prevenção e coibição do corte ilegal de madeira e controle do uso do fogo.


Uma das sugestões é o conceito de "smart forests", que, assim como na ideia de "smart cities", usa diversas inovações tecnológicas para coletar dados e melhorar a qualidade do ambiente.



Fonte: COCEN

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar