Fórum Permanente discute aplicações da Inteligência Artificial na saúde e na agricultura
Fórum Permanente
Fórum Permanente discute aplicações da Inteligência Artificial na saúde e na agricultura

No dia 13 de outubro, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza mais uma edição dos Fóruns Permanentes com o tema “Estratégias e desafios na aplicação da inteligência artificial na saúde e na agricultura”. O evento será em formato presencial, no auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp, e reunirá pesquisadores brasileiros e franceses para discutir o cenário atual e as perspectivas de uso dos recursos de inteligência artificial nos setores da saúde e da agricultura de forma a garantir o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, bem como pensar nas implicações éticas e legais dessas tecnologias e nos desafios de formar pessoas para esse novo contexto. O Fórum é uma iniciativa do Brazilian Institute of Data Science (BI0S), da Unicamp, e do 3IA, Instituto Interdisciplinar para Inteligência Artificial, sediado na Université Côte d’Azur, em Nice (França).

A programação (confira no final do texto) conta com quatro mesas de discussão. No período da manhã, será apresentado um panorama do uso da inteligência artificial na saúde e na agricultura e um panorama sobre para onde o desenvolvimento dessas tecnologias deve apontar. Contribuições para o diagnóstico de doenças, aperfeiçoamento de exames de imagens e recursos que facilitam a produção agrícola estão entre os temas a serem debatidos. À tarde, os pesquisadores discutem os aspectos éticos envolvidos no uso da inteligência artificial e as necessidades de atualização de marcos regulatórios. “Haverá tanto um panorama das aplicações da Inteligência Artificial na saúde e no agro, quanto uma discussão mais ampla, sobre questões que ainda estão abertas sobre o tema", explica Leonardo Tomazeli Duarte, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e um dos organizadores do Fórum.

As inscrições para participação nos Fóruns Permantes são gratuitas e podem ser feitas no site

Oportunidade Franco-Brasileira

Criado em 2021, o BI0S é um dos Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial aprovados por meio de uma chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). As pesquisas desenvolvidas pelo centro têm foco na aplicação da ciência de dados na medicina e agricultura e também no desenvolvimento de novos métodos de pesquisa para aplicação em outros setores.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp e coordenador do BI0S, João Marcos Romano, a articulação com o 3IA para a organização do Fórum Permanente sobre inteligência artificial foi uma consequência do trabalho que a universidade desenvolve junto às instituições e órgãos de fomento franceses. “Temos um contato próximo com o consulado da França. Alguns órgãos da Universidade fizeram visitas recentes a instituições francesas. Essa tem sido uma parceria muito dinâmica, que aproxima nossa pró-reitoria, o HIDS [Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável] e a Deri [Diretoria Executiva de Relações Internacionais] do consulado”, explica.

Ele comenta que a criação do 3IA na França ocorreu em um contexto parecido com o do Brasil, no qual também foram criados centros de pesquisa dedicados ao tema no país. “Por meio desse contato, surgiu a oportunidade de representantes da Université Côte d’Azur fazerem uma visita à Unicamp, o que coincidiu com a organização do fórum.”

Atualmente, o BI0S realiza atividades de caráter técnico-científicas, como seminários, interações entre pesquisadores e o desenvolvimento de projetos de pesquisa. O evento de inauguração oficial do centro está previsto para 28 de novembro, dentro da programação da 11ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS 2022), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que, neste ano, conta com o BI0S como organizador e será sediado na Unicamp.

Saiba mais informações sobre a BRACIS 2022  

Confira a programação do Fórum Permanente “Estratégias e desafios na aplicação da inteligência artificial na saúde e na agricultura”:

9h – Abertura

9h20 – Mesa 1 – Perspectivas do uso da IA na saúde

Rodolfo de Carvalho Pacagnella | FCM/Unicamp

Cristiano Torezzan | FCA/Unicamp

Charles Bouveyron | Inria/Université Côte d'Azur

11h – Mesa 2 – Perspectivas do uso da IA na agricultura

Jurandir Zullo Junior | CEPAGRI/Unicamp

Priscila Pereira Coltri | CEPAGRI/Unicamp

Eduardo Delgado Assad | Embrapa

14h – Mesa 3 – IA e Sociedade: aspectos éticos e regulatórios

Leandro Russovski Tessler | IFGW/Unicamp

Leonardo Tomazeli Duarte | FCA/Unicamp

Serena Villata | CNRS

15h40 – Mesa 4 – Estratégias e educação em IA

Henrique Nogueira de Sá Earp | IMECC/Unicamp

Diana Sebbar | Université Côte d'Azur

Aurelie Delort | Université Côte d'Azur

17h – Encerramento


Fonte: Portal da Unicamp

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri