Julho é o 2º com mais dias em estado de atenção em Campinas desde 2002, diz Cepagri
Meteorologia
Julho é o 2º com mais dias em estado de atenção em Campinas desde 2002, diz Cepagri
De acordo com o Centro de Estudos Meteorológicos e Climáticos Aplicados à Agricultura, mês teve 24 dias em atenção e 4 em alerta.

Julho de 2017 é o que registrou o maior período de dias em estado de atenção [umidade relativa do ar abaixo de 30%] desde 2002, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

De acordo com a pesquisadora Ana Ávila, foram 24 dias com a umidade relativa do ar em atenção, e quatro dias em estado de alerta, ou seja, com níveis abaixo dos 20%.

Algo semelhante havia sido registrado em julho de 2002, quando foram 25 dias em atenção, informou a pesquisadora ao G1. A estiagem na região completou 47 dias, segundo o Cepagri.

E julho de 2017 também é o mais seco desde 2008. O mês fechou sem uma gota d´água, de acordo com registros do centro, localizado no campus da Unicamp em Campinas.

Em 2016, foram registrados 2,03 milímetros de chuva no mês, o mais seco então desde 2008.
O mês de agosto começa com previsão de possibilidade de chuva fraca na quinta-feira (3). “São chances de chuvas fracas e isoladas por causa de uma frente fria”, explica a pesquisadora.

Para esta terça-feira (1º) a temperatura mínimia será de 12ºC, segundo o Cepagri. Há previsão ainda de nevoeiros em áreas de baixada e lagos.

Cantareira

O Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e o interior do estado, registrou no mês de julho a maior queda desde a crise hídrica iniciada em 2013 e terminada em março de 2016. De acordo com dados da Sabesp, o nível das represas caiu 4,1 pontos percentuais, de 66,9% para 62,8% da capacidade, mais do que os 2,4 pontos percentuais de queda registrados em setembro de 2016.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar