Cepagri integrará Centro de Inteligência Artificial aplicada à saúde e agricultura
Centro de Inteligência Artificial
BI0S - Brazilian Institute of Data Science foi um dos seis centros aprovados na chamada pública da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr

Sediado na Unicamp, o BI0S - Brazilian Institute of Data Science foi um dos seis Centros aprovados na chamada pública da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O centro é liderado pelo professor João Marcos Romano, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e atual Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp.

O Cepagri integrará o Centro, atuando nas atividades relacionadas com a Agricultura, coordenando a trilha Agro, e da relação deste assunto com o tema da Saúde, dando também subsídios para o desenvolvimento e aprimoramento de métodos de inteligência artificial que serão de responsabilidade dos pesquisadores e parceiros da trilha Métodos.

O Centro reunirá uma equipe interdisciplinar, com mais de 120 pesquisadores, 5 instituições acadêmicas (Fiocruz, ITA, UFABC, UFAM e USP) e 3 empresas parceiras (FITec, Hospital Israelita Albert Einstein e CPQD). A iniciativa conta com a consultoria de transformação digital TEMPLO.cc como parceira cofundadora.
Conectando-se a uma rede global de cientistas e empreendedores, o BI0S buscará expandir a fronteira aplicada da IA, difundir a cultura de dados na sociedade brasileira e fomentar iniciativas, produtos e soluções inovadoras, com foco na resolução de desafios das áreas prioritárias da Saúde, Agricultura e suas interrelações.

Ao conjugar produção, difusão de conhecimento e geração de negócios, o Centro pretende ser uma ponta de lança da transformação digital no Brasil. Para tal, receberá o investimento de R$ 10 milhões no período de cinco anos, sendo R$ 5 milhões por repasses públicos e outros R$ 5 milhões por parcerias com a iniciativa privada. Há ainda a possibilidade de renovação dos contratos por mais cinco anos, totalizando o investimento de R$ 20 milhões.

UNIDADES PARTICIPANTES DA UNICAMP
FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
FCM - Faculdade de Ciências Médicas
FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas