Primeiro site do Cepagri completa 25 anos
Primeiro site do Cepagri completa 25 anos
A página, lançada no dia 16 de maio de 1995, foi ao ar alguns dias após o início da operação comercial da internet no Brasil

Em 16 de maio de 1995, o Cepagri colocou no ar a sua primeira página na internet, no endereço http://orion.cpa.unicamp.br, apenas alguns dias após o início da operação comercial da internet no Brasil pela Embratel. A Unicamp, segundo dados da época, foi uma das primeiras instituições brasileiras a ter uma página na internet e o Cepagri foi um dos seus primeiros órgãos a ter uma página na internet, seguindo o Centro de Computação. Trata-se de uma iniciativa pioneira e que está funcionando de forma ininterrupta, há 25 anos, prestando serviços valiosos nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral.

Em 1995, o Cepagri já tinha experiência na prestação de serviços para a sociedade através de telefone, fax, email e consultas pessoais. A internet, na época, pareceu ser uma grande alternativa para facilitar, ampliar e melhorar o acesso aos dados e informações que o Cepagri disponibilizava rotineiramente para os vários interessados que já o consultavam, de forma cada vez maior e frequente. A ideia inicial era de que ao colocar os seus serviços à disposição em uma rede que estava se abrindo e que tinha uma grande perspectiva de crescimento, os usuários estariam mais bem atendidos e o Centro teria mais tempo disponível para realizar novas pesquisas e gerar novos produtos de interesse da sociedade. Na prática, a popularização e o crescimento da internet aumentaram o número de usuários interessados nos trabalhos realizados e nos serviços prestados pelo Cepagri, ampliando as consultas por telefone e pessoais aos pesquisadores do Centro. Sem dúvida, esta relação que o Cepagri tem com vários setores da sociedade, favorecida pelo funcionamento da sua página na internet, indo desde pessoas individuais até representantes de órgãos públicos e grandes empresas, são de grande importância para retroalimentar as suas atividades de pesquisa que são a grande razão da sua existência desde a sua inauguração em novembro de 1983.

Esta larga experiência que o Cepagri tem na prestação de serviços na internet serviu de base para várias outras iniciativas no Brasil e exterior. De modo especial, pode ser mencionado o sistema Agritempo (www.agritempo.gov.br), desenvolvido em conjunto com a Embrapa desde 2001, que tem uma abrangência nacional e um foco na prestação de serviços para o agronegócio.

Ao longo do tempo, a página do Cepagri passou por várias reformulações, máquinas servidoras e webmasters, mas felizmente nunca perdeu o seu foco inicial que era, e tem sido, o de prestar serviços nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral, da forma mais prática e acessível possível. Como curiosidade, o programa de navegação utilizado na época era o Mosaic, desenvolvido pelo Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) da Universidade de Illinos em Urbana-Champaign, e a primeira máquina que serviu de servidora para a página foi uma estação modelo Risc da IBM.