Fórum “Fake News em Meteorologia”
Fake News
Fórum “Fake News em Meteorologia”
Local: Auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS)

A geração de boatos ou notícias falsas não é prática recente na sociedade. Entretanto, a forma e a velocidade com que esses conteúdos são propagados atualmente constituem fenômeno novo, com implicações frequentemente graves para pessoas e instituições. Difundidas por diferentes plataformas, como redes sociais e aplicativos de comunicação, as chamadas “fake news” têm servido a uma série de interesses escusos em vários campos – do político ao empresarial, do científico ao religioso, entre outros.
            
No caso da Meteorologia, as fake news têm gerado uma série de problemas, tanto para a população, que se vê bombardeada por informações inverídicas acerca da ocorrência iminente de catástrofes naturais, quanto para os serviços de meteorologia e departamentos de Defesa Civil, que são forçados a interromper suas atividades normais para esclarecer os cidadãos que, sobressaltados, buscam informações para se certificar se realmente enfrentarão uma tempestade, um furacão ou um tornado.
            
Pata refletir sobre este cenário, o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, com o apoio da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp e da Cocen, promoverá no próximo dia 27 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), o Fórum “Fake News em Meteorologia”. O objetivo do evento, voltado a estudantes, pesquisadores, jornalistas e interessados no tema, é reunir especialistas que tragam contribuições para a melhor compreensão sobre problemática das fake news e de como este fenômeno pode ser enfrentado pela sociedade.
            
O mediador do evento será o jornalista Manuel Alves Filho.

PROGRAMAÇÃO
               
9h – Recepção
               
9h15 - Abertura
               
9h30 – O fenômeno das fake news – Riscos e Controles (José Pedro Martins – Jornalista especializado em Meio Ambiente)
               
10h15 – A importância da informação correta em Meteorologia – Ana Ávila (Pesquisadora do Cepagri)
               
11h – As consequências das informações falsas e dos boatos no trabalho da Defesa Civil – Sidnei Furtado (Diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas)
               
11h45 – Considerações finais

Clique aqui para fazer sua inscrição

Fonte: Cocen/Cepagri/Evento

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar