Fenômeno de microexplosão atingiu Campinas, explica Cepagri
Fenômenos
Fenômeno de microexplosão atingiu Campinas, explica Cepagri
Meteorologistas e prefeito deram entrevista coletiva para explicar fenômeno. Temporal na madrugada de domingo deixou rastro de destruição na cidade

Técnicos do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) chegaram à conclusão de que a causa da destruição ocorrida em Campinas após um temporal na madrugada deste domingo (05) foi um fenômeno climático conhecido como microexplosão. Mais cedo, ainda neste domingo, o prefeito da cidade Jonas Donizetti (PSB), após reunião com o Cepagri, disse ao G1 Campinas que a causa havia sido um tornado.

A explicação foi dada durante entrevista coletiva realizada na Prefeitura de Campinas no início da noite deste domingo. Os especialistas chegaram à conclusão após percorrerem as áreas mais afetadas pelo temporal, comparar registros fotográficos e mapear o corredor de ventos que ultrapassaram os 100 km/h.

Os dois fenômenos (microexplosão e tornado) são muito parecidos, caracterizados por correntes de ar extremamente fortes, mas têm diferenças. O tornado é uma forte corrente de ar que desce das nuvem em espiral. Já na microexplosão, a corrente de ar despenca em linha reta, como um "corredor de vento", sem apresentar espiralidade, sobre uma determinada área.

No caso da tempestade de Campinas, explica o Cepagri, foram várias microexplosões, principalmente na região do Taquaral.

A tempestade

Os ventos fortes e muitos raios assustaram moradores, destelharam casas e causaram muitos estragos pela cidade durante a madrugada. A Defesa Civil de Campinas estima que os ventos alcançaram pelo menos 100 km/h. A chuva chegou a 74 mm em apenas 45 minutos, inclusive com incidência de granizo. Não foi divulgado o número de feridos devido à tempestade. 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica e pelo menos cem árvores caíram.

Fonte: G1 CAMPINAS E REGIÃO

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar