Cepagri instala antena para receber imagens do GOES-16
Tecnologia
Cepagri instala antena para receber imagens do GOES-16
Satélite meteorológico poderá detectar raios, ventos e dados solares com maior precisão

O CEPAGRI - (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), um dos mais importantes centros de pesquisa científica do Estado de São Paulo e do País, anunciou a instalação da antena para recepção das imagens do satélite meteorológico geoestacionário GOES-16, o mais avançado que a NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) já desenvolveu. 

Com esta antena, o Cepagri receberá imagens a cada 15 minutos com informações da superfície terrestre, atmosfera, ventos, raios e dados solares com maior precisão. Esta tecnologia vai permitir aos pesquisadores realizar estudos e monitoramento mais apurados voltados tanto para agricultura (plantação, previsão de safra e solo) quanto para o meio ambiente (florestas e corpos d'agua) e indicar ações para reduzir perdas e danos.A antena de 4,5m de diâmetro pesando 2t custou 257 mil dólares, valor estimado em um milhão de reais, e levou 3 anos para ser adquirida com recursos CT-INFRA/FINEP.

A antena chegou em junho e começou a ser instalada no dia 15 de outubro. Devido ao peso, dimensões e cuidados durante o transporte, a antena foi içada por um guindaste e levada até o local da instalação pela empresa americana EEC TeleSpace, representada pela SimTech no Brasil.
A primeira imagem recebida, processada e visualizada pelo sistema do Cepagri foi no dia 22 de outubro. O funcionamento da antena já começou. As imagens estão sendo transmitidas pelo site e estão à disposição da população, segundo Renata Gonçalves, diretora do Cepagri.
Ouça a reportagem da Rádio Web Unicamp sobre o assunto.

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar