Campinas: volume de chuva acumulada em setembro é o mais elevado em três anos, diz Cepagri
Previsão de Tempo
Campinas: volume de chuva acumulada em setembro é o mais elevado em três anos, diz Cepagri
Meteorologista afirma que cidade já contabiliza 43,9 mm e pode encerrar mês com total superior à média histórica. Previsão é de tempo instável e possibilidade de temporais até sábado (22).

O volume de chuva acumulada em Campinas (SP) no mês de setembro é o mais alto em três anos, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri). A pesquisadora Ana Ávila diz que o total chegou a 43,9 mm às 10h30 desta quinta-feira (20), quantidade superior ao verificado no mês completo durante o ano passado e em 2016, quando foram respectivamente 13mm e 30 mm.

"Vai atingir ou superar a média histórica", frisou a pesquisadora ao lembrar que ela é de 63,7 mm. Contudo, informou o Cepagri, o volume ainda está distante dos 148 mm registrados em 2015.

Com áreas de instabilidade associadas a uma frente fria, os ventos chegaram a 59,4 km/h em Barão Geraldo, por volta das 7h30. Além disso, a temperatura variou 13º C entre 14h40 de quarta-feira (19) e 7h desta quinta, de acordo com medição realizada pelo centro: passou de 29,9º C para 16,9º C. Já a umidade relativa do ar subiu de 40,3% entre a tarde de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira.

Reflexos na região
A Defesa Civil não registrou danos provocados pela chuva nesta manhã. Durante a madrugada, houve a queda de uma árvore na Rua Viena, Parque Quirino, mas sem reflexos no trânsito.

Previsão
De acordo com o Cepagri, o tempo deve continuar instável na região pelo menos até sábado, quando tem início a primavera, com possibilidade de chuvas volumosas e risco de temporais.

A temperatura deve variar entre 15º C e 24º C, informou o centro.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar