Campinas registra menor temperatura máxima em agosto desde 1989 e chuvas ultrapassam média do mês, diz Cepagri
Previsão do Tempo
Campinas registra menor temperatura máxima em agosto desde 1989 e chuvas ultrapassam média do mês, diz Cepagri
Índice de 24,9 graus foi a menor média máxima registrada no mês em 29 anos. Apesar do aumento de chuvas, volume do ano ainda está abaixo do esperado.

Campinas (SP) teve a menor temperatura máxima no mês de agosto em 29 anos, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri). O índice de 24,9 graus foi a média registrada de todos os dias do mês e é o mais baixo desde o início da medição, em 1989.

Os dados do Cepagri ainda apontaram que o município registrou o maior volume de chuvas em agosto, também desde 1989, com 83,8 milímetros. De acordo com o centro, o número é quase quatro vezes maior do que a média do mês, de 22,9 milímetros. Neste ano, a cidade não registrava tanta precipitação desde abril.

A meteorologista do Cepagri Ana Ávila afirmou que o aumento de chuvas está diretamente relacionado às temperaturas mais baixas. Durante o mês, pelo menos cinco frente frias foram registradas em Campinas.

"As chuvas trouxeram uma massa de ar frio que levaram as temperaturas para baixo, por isso tivemos dias mais frios e esse média máxima mais baixas", afirmou.

Preocupação com as chuvas
Apesar de as precipitações do mês de agosto em Campinas terem superado a média do mês e alcançado o maior índice desde 1989, a meteorologista do Cepagri afirmou que o baixo volume de chuvas em 2018 ainda é preocupante.

De acordo com Ana, as chuvas em Campinas atingiram apenas 60% do esperado para o ano, o que liga o alerta para o risco de estiagem.

"O volume de chuvas só não é pior que em 2014, quando tivemos aquela seca histórica. O total esperando contra o total registrado ainda está muito abaixo, então isso é muito importante e muito preocupante também", explicou.

Fonte: G1 Campinas e Região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar