Campinas tem agosto mais frio e chuvoso em 29 anos
Previsão do Tempo
Campinas tem agosto mais frio e chuvoso em 29 anos
O recorde até então tinha sido em 2009, quando choveu 79,5 mm na cidade

Atípico e no meio do inverno seco, o mês de agosto deste ano em Campinas foi o mais chuvoso desde 1989, de acordo com dados do Cepagri, da Unicamp. Segundo a pesquisadora Ana Ávila, a precipitação de chuva no mês foi de 83,9 mm. O recorde até então tinha sido em 2009, quando choveu 79,5 mm na cidade. Além da chuva, também foi o mais frio, com as menores máximas médias de 24,9 Cº (leia mais abaixo). 

Para se ter uma ideia da quantidade de chuva, no auge da crise hídrica, em 2014, choveu 6,35 mm no mês segundo a série histórica. Os dados começaram a ser registrados em 1989. Desde então, houve cinco anos em que a precipitação foi igual a zero. São eles: 1988, 1994, 1999, 2004, 2007 e 2010. 

Para a pesquisadora, o mês atípico de chuvas se explica porque tivemos um número de frentes frias alto, sendo que cinco conseguiram avançar até a nossa região. "Em média, são quatro. Isso pode acontecer, não é anormal. Mas favoreceu", explicou Ana.

FRIO 

Além da chuva, agosto também foi o mais frio desde 1989, com as menores máximas médias de 24,9°C. "Em média, tivemos tardes mais frias, por causa das massas de ar frio. Não tivemos frio extremo, mas ele foi distribuído", explicou a pesquisadora do Cepagri. 

Para ela, a chuva é extremamente positiva, pois as chuvas mais importantes tinham sido em abril. "Apesar de ter vindo de forma inesperada, ela foi positiva pois reduziu focos de queimadas e melhorou a qualidade do ar na cidade". 

Fonte: ACidadeON Campinas

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar