Após período de seca, Campinas volta a registrar chuva nesta segunda-feira
Previsão do Tempo
Após período de seca, Campinas volta a registrar chuva nesta segunda-feira
Falta de chuvas provocou problemas devido à baixa umidade do ar e à queda de vazão em rios da região. Município não registrava precipitação significativas desde o dia 4 de abril.

Após um longo período de estiagem, Campinas (SP) voltou a registrar chuvas, na tarde desta segunda-feira (30).

A cidade não tinha chuvas significativas, com mais de 10 milímetros, desde o dia 4 de abril, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.

Ainda não há informações sobre a quantidade de precipitação nesta segunda-feira. A chuva começou por volta das 16h30 e terminou antes das 17h. De acordo com a meterologista do Cepagri, Ana Ávila, depois do dia 4 de abril, houve pancadas de menos intensidade, como por exemplo de oito e dois milímetros.

A Defesa Civil emitiu um alerta para moradores de Campinas e Sumaré informando que as cidades registraram fortes pancadas, inclusive com a presença de raios. Moradores registraram o momento da precipitação e enviaram imagens à EPTV, afiliada da TV Globo.

Em Valinhos (SP), na altura da cabeceira do Rio Atibaia, choveu 4,6 milímetros. A precipitação fez a profundidade do manancial subir de 90 para 91 centímetros e alterou a vazão de 10,73 metros cúbicos por segundo para 10,96 metros cúbicos por segundo. A informação é da Sala de Monitoramento do Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (SAISP), que só havia registrado 0,4 milímetros de chuva em julho.

A Sala de Monitoramento registrou ainda, de 10 de maio a 6 de julho, 16,7 milímetros de precipitação em Campinas. Todas as chuvas registradas foram abaixo de 10 milímetros, sendo que o dia que mais registrou volume de água foi 19 de maio, com 6,4 milímetros.

Fonte: G1 Campinas e região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar