Chuva melhora qualidade do ar em Campinas, mas vazão do Rio Atibaia segue abaixo da média
Previsão do Tempo
Chuva melhora qualidade do ar em Campinas, mas vazão do Rio Atibaia segue abaixo da média
Cidade registrou 8,8mm de chuva entre segunda (30) e terça (31), volume que, segundo meteorologista, favoreceu a umidade relativa do ar. Vazão do rio, no entanto, segue abaixo da média histórica.

A volta da chuva após longo período de seca trouxe alívio para moradores da região, melhora na qualidade do ar, mas a precipitação registrada entre a noite e madrugada desta terça-feira (31) foi insuficiente para fazer a vazão do rio que abastece Campinas (SP) ficar acima da média prevista para o mês.

De acordo com o Cepagri, da Unicamp, choveu 8,8mm em Campinas. Segundo meteorologistas, apenas chuvas com volume acima de 10mm são consideradas satisfatórias.

Responsável por 95% do abastecimento do município, o Rio Atibaia registrou vazão de 12,01m³/s pela manhã, no ponto de captação, em Valinhos (SP). No mês, a vazão média é de 10,71m³. Mesmo com a pequena melhora, o índice segue abaixo da média da série histórica para julho, que é de 13,69m³/s.

"Chuvas importantes para o abastecimento das águas nos mananciais devem ocorrer normalmente no Verão. É dificil que ocorra nesta época, é um período de pouca chuva mesmo", explica a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri.

Quem passou pelo Rio Atibaia em Sousas, em Campinas, notou uma pequena melhora visual no volume de água. "Parei para ver como estava o rio. Percebi que melhorou um pouco", contou o eletricista Fábio Agostinho.

Se não foi suficiente para encher o rio, a chuva de 8,8mm que caiu em Campinas trouxe benefícios para a qualidade do ar.

"É uma chuva extremamente benéfica porque ela melhora a qualidade do ar, aumenta a umidade relativa do ar e também favorece uma melhoria na vegetação", destaca Ana Ávila.

Fonte: G1 Campinas e região

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar