Halo solar chama a atenção de moradores de Campinas
Fenômenos
Halo solar chama a atenção de moradores de Campinas
Formação do anel se dá em razão do reflexo do sol nos cristais de gelo presentes em uma nuvem

Um fenômeno chamado de halo solar pôde ser visto no céu de Campinas terça-feira (22). Quem viu, pôde notar um anel semelhante a um arco-íris ao redor do sol. Esta visão ocorre porque o halo solar é considerado um acontecimento físico similar ao que produz o arco-íris, mas a diferença é que no primeiro a incidência dos raios solares é sobre cristais de gelo e no segundo sobre gotículas de água de chuva, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

Segundo o diretor do Cepagri, o professor Hilton Silveira Pinto, o fenômeno não é raro; mas é incomum e difícil de acontecer a todo o momento. "É uma condição momentânea da atmosfera e a formação se dá em razão do reflexo do sol nos cristais de gelo presentes em uma nuvem que, praticamente, não enxergamos. É uma refração da luz do sol" , disse. É esta refração que proporciona que a luz seja dispersada e sejam observadas as cores que integram o feixe de luz assim como um arco-íris em formato de anel.

Para o professor, a transparência atmosférica facilita esta refração solar. Estes cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite. Assim como a atmosfera tem ficado muito seca durante o dia, com baixos níveis de umidade e temperaturas altas, à noite ocorre um resfriamento maior. Essa diferença de temperatura colabora na formação de cristais de gelo nas nuvens muito altas, as chamadas nuvens cirrus.

Fonte: Correio Popular

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar