Um fenômeno chamado de halo solar pôde ser visto no céu de Campinas terça-feira (22). Quem viu, pôde notar um anel semelhante a um arco-íris ao redor do sol. Esta visão ocorre porque o halo solar é considerado um acontecimento físico similar ao que produz o arco-íris, mas a diferença é que no primeiro a incidência dos raios solares é sobre cristais de gelo e no segundo sobre gotículas de água de chuva, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).
Segundo o diretor do Cepagri, o professor Hilton Silveira Pinto, o fenômeno não é raro; mas é incomum e difícil de acontecer a todo o momento. "É uma condição momentânea da atmosfera e a formação se dá em razão do reflexo do sol nos cristais de gelo presentes em uma nuvem que, praticamente, não enxergamos. É uma refração da luz do sol" , disse. É esta refração que proporciona que a luz seja dispersada e sejam observadas as cores que integram o feixe de luz assim como um arco-íris em formato de anel.
Para o professor, a transparência atmosférica facilita esta refração solar. Estes cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite. Assim como a atmosfera tem ficado muito seca durante o dia, com baixos níveis de umidade e temperaturas altas, à noite ocorre um resfriamento maior. Essa diferença de temperatura colabora na formação de cristais de gelo nas nuvens muito altas, as chamadas nuvens cirrus.
Fonte: Correio Popular