Cepagri informa que não há previsão de chuva até o fim do mês
Previsão do Tempo
Cepagri informa que não há previsão de chuva até o fim do mês

Não chove na região de Campinas há pelo menos 79 dias e não há previsão de chuva até pelo menos o final do mês de julho, segundo Ana Ávila, pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. "A última chuva importante foi no dia 4 de abril, quando choveu vinte e poucos milímetros. Depois disso, só tivemos quatro eventos insignificantes, com precipitação entre dois e oito milímetros. Até o final de julho, as pesquisas não indicam chuvas volumosas, então vai continuar esse clima seco", avisou.

A pesquisadora aproveitou para alertar a população sobre os hábitos e comportamentos que devem ser tomados nesse período. "Faço alerta com relação a dois aspectos. O primeiro é que há pouca água nos reservatórios. Então é importante a população reduzir o consumo e evitar o desperdício de água", ressaltou.

O outro é com relação à saúde. "É preciso tomar bastante líquido e manter o ambiente umidificado, os umidificadores são muito bons para isso e também é preciso evitar atividades físicas em ambientes abertos, principalmente, no meio do dia, quando a situação é sempre mais crítica", alertou a especialista.

HALO SOLAR

Um halo solar foi visto na manhã de ontem em Campinas. O Halo solar é um grande anel de cores, como um arco íris, que se forma ao redor do sol por conta da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera. "O halo solar é um fenômeno natural, como o arco-íris. Acontece com a refração da luz do sol nas gotículas de gelo que ficam nas nuvens muito altas. Pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que tenha as condições necessárias. Se tiver com chuva e nublado, por exemplo, não dá para ver. Mas é um fenômeno de refração e totalmente natural", explicou Ana.

Fonte: PORTAL TODODIA UOL

Voltar

Acesso Rápido

Localização e Contato

CEPAGRI
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas/SP
13083-970
(19)3521-2462


Redes sociais

Contate o Portal do Cepagri

OBS: Devido à manutenção da estação na tarde do dia 26/03, alguns dados apresentaram instabilidade temporária. O sensor de pressão foi removido para calibração e o dado na página principal não é válido. A PÁGINA PRINCIPAL DO CEPAGRI NÃO REPORTA RAJADAS DE VENTO - SÃO VENTOS MÉDIOS NO PERÍODO DE 10 MINUTOS (são amostrados dados de vento a cada 10 segundos, e ao final de 10 minutos lança-se a média dos 60 valores registrados). O vento máximo absoluto do dia (tecnicamente não é rajada) é indicado somente à meia-noite, quando um dos balanços diários é fechado, e não vai para a página principal. O dado de "Velocidade máxima" indicado trata-se da maior média nos períodos referidos.
Fechar