cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens


Notícias


Cana-de-açúcar

Dissertação avalia impactos da cana em cursos de água


Plantação de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, uma das três áreas analisadas na pesquisa

Análise conclui que plantações não afetam a qualidade e não reduzem a vazão


Leia mais





Biodiversidade

Caranguejada de risco

Poluição sem controle e de origem incerta está modificando o equilíbrio ecológico dos manguezais paulistas. Estudo da Unesp revela essas regiões, que servem de berçários para peixes e crustáceos, estão contaminadas com metais pesados.

Divulgação Científica

Pesquisa analisa alcance da divulgação científica na rede

Como deveria ser o site de um importante projeto para avaliação dos impactos das mudanças climáticas na agricultura do Brasil?



Publicações


Artigos

Análise dos dados de projeção climática do modelo Eta e suas implicações para a cultura do Café arábica

Extremos de temperatura durante a fase do florescimento do café arábica causam abortamento de flores e perda na produção. Estudos de projeção climática, normalmente baseados em modelos de baixa resolução, já demonstram perdas na produção de café como conseqüência das altas temperaturas. No entanto, esses estudos têm uma menor precisão nas respostas por causa da resolução dos modelos, e novos estudos baseados em modelos de melhor resolução se tornam necessários. Este trabalho apresenta uma análise das implicações dos extremos de temperatura e precipitação na aptidão climática em municípios tradicionalmente produtores de café em Minas Gerais e São Paulo, utilizando o modelo climático Eta (40km de resolução). Primeiramente, as respostas do modelo foram comparadas com os dados climáticos atuais (dados observados). As projeções do modelo Eta foram satisfatórias porque seguem o padrão do clima já existente. Os dados do modelo demonstram um deslocamento do maior déficit hídrico do ano para o mês de setembro. O modelo projeta cenários com aumento de temperaturas, principalmente nos meses de setembro e outubro, que é o florescimento do café, impactando a produção de café arábica.

Leia mais

Eventos


Simpósio

4º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos científicos no 4º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera), que ocorre de 5 a 7 de maio...

Leia mais



Vídeos




Pesquisadores


Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014